Pesquisa e Extensão

Sabia que, junto com o ensino, a experiência universitária traz estes dois elementos essenciais para a formação profissional: pesquisa e extensão?

PESQUISA

A pesquisa é a base da ciência, que parte da indagação, inquietação, experimentação, comparação e construção do conhecimento. Desde a graduação, o estudante da UFRPE tem contato com a experiência científica, ao lado das vivências de ensino e aprendizagem, incentivadas por programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-CNPq) e o Programa de Iniciação Científica (PIC). Também caminha ao lado da inovação e do empreendedorismo.

Quer saber mais? Dá uma olhada no site do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto Ipê da UFRPE: http://www.ipe.ufrpe.br/

Confira também aqui no vídeo pequena mostra das inúmeras pesquisas que ocorrem lá no Sertão, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

EXTENSÃO

Já extensão é o diálogo do conhecimento produzido dentro da universidade com a sociedade, a aplicação dos estudos de modo a beneficiar diversas populações, com ênfase nas mais necessitadas. Compreende dimensões como comunicação, educação, cultura e sustentabilidade. É a prática dos ensinamentos e experiências universitárias para a cidadania e o bem servir.

Por aqui tem vídeos curtos sobre diversas áreas e possibilidades para quando você ingressar na Ruralinda.

Estudantes que já estão com a mão na massa dão alguns depoimentos nos vídeos:

Meninas em ação
Estudantes de diversos cursos envolvido(a)s




Feira de Profissões da UFRPE Realização