Letras (Português e Inglês – Licenciatura)

O curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês, oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco chegou em Serra Talhada há 11 anos, e acumula muitas memórias, mas, sobretudo, carrega a história de muitas pessoas.

Tem como objetivo central formar professoras e professores apto(a)s ao ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, apresentando à comunidade do Sertão do Pajeú e seu entorno “uma participação ativa em um dos nichos mais tradicionais da educação formal dita ‘de base’ dos cidadãos, que é o letramento”.

O corpo docente do curso de Letras atua em diversas áreas, incluindo Linguística, Literatura, Ensino de Línguas etc., sendo composto por professoras e professores doutoras(es) e mestras(es). Os e as docentes de Letras têm, como um de seus pilares, uma educação que emancipe e liberte, como ecoa a obra de Paulo Freire.

Na matriz curricular do curso, podemos contemplar disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Teoria e Crítica Literária, Língua Brasileira de Sinais, Língua Latina, Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Americana, Prática de Ensino, Estágios de Língua Portuguesa e Inglesa, entre outras.

O curso de Letras também promove eventos no decorrer da formação de seus discentes. Destacamos alguns que ocorreram entre 2019 e 2020, como: a X Semana de Letras da UAST (X SELUAST); o FOLL – Fórum Linguístico – Literário; o Seminário de Literaturas em Língua Inglesa; os Saraus em Língua Inglesa; o Ciclo de Palestras do GEPLE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação); Ciclo de Minicursos do LeDoc (Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco); e o I Ciclo de Formação Docente do Sertão do Pajeú – I CIFOSER.

Para mais informações sobre o curso, sobre sua matriz curricular e seu corpo docente, acesse a página http://uast.ufrpe.br/curso-licenciatura-em-letras”